segunda-feira, 29 de junho de 2015

ILHA DE PASCOA - VULCOES E HISTORIAS

 
A ilha de Páscoa possui alguns vulcões que se tornaram inativos a milhares de anos, mas o mais interessante é que hoje, os vulcões tem água doce que serviu para abastecer a população até a década de 60.

Mais do que isso, dentro dos vulcões cresceram árvores frutíferas cujas frutas alimentaram os locais até pouco tempo atrás. Hoje elas já não os alimenta mais pois não é mais permitido descer dentro de alguns dos vulcões.

Outros vulcões parecem lagos, aliás, existe uma paz ao lado destes vulcões que somente estando lá para entender.



É ao lado de “Orongo” que fica um desses vulcões. Orongo era uma antiga sede de poder local e era neste local onde se disputavam as competições de homem pássaro.

A competição acontecia todos os anos no mês de fevereiro e consistia em descer um desfiladeiro, nada quase um quilômetro até uma ilha, pegar um voo de pássaro e trazer novamente até Orongo. Quem fizesse esse percurso primeiro teria o direito de indicar a sua comunidade para liderar economicamente a ilha de Páscoa. Todas as outras tribos deveriam se submeter às ordens da comunidade vencedora.


Também em Orongo foram refeitas algumas das moradias dos Rapa Nui, população que comandava a ilha. As casas foram remontadas com ajuda de arqueólogos já que as originais foram devastadas em guerras que ocorreram entre as comunidades locais.









 
Outro lugar fantástico e mágico é o “umbigo do mundo”, aliás, essa á uma das formas que a ilha de Páscoa é conhecida.

“Te Pito Kura”, o umbigo do mundo, é uma pedra que fica em uma das extremidades da ilha e que possui uma grande força magnética. Colocando a mão sobre a pedra é possível sentir o magnetismo. Eu fiquei mais de meia hora após sair do local com as mãos sensíveis, que experiência! Outros não sentem nada, como a minha esposa, mas o mais comum é sentir algo, em maior ou em menor intensidade. Segundo os locais o quanto você sentirá está diretamente ligado ao quanto o seu corpo é capaz de conduzir energia!






Mas a pergunta que mais me fizeram quando eu retornei ao Brasil: “ Valeu a pena?” Sim, a paz de espírito, a possibilidade de conhecer uma nova cultura, a beleza do local mais remoto do mundo, a energia do lugar, nada disso tem preço e não dá para explicar, só quem foi pode entender.

domingo, 21 de junho de 2015

SUGESTÃO DE PRAIAS EM NORONHA – MANHÃ NO SUESTE, TARDE NO SANCHO



É difícil escolher um roteiro para Noronha, especialmente quando se tem poucos dias na ilha. Uma dobradinha infalível é Sueste e Sancho. As duas praias foram objeto de licitação e hoje, para entrar nas praias é necessário pagar a taxa para a Econoronha.

Você pode pagar a taxa pela internet (https://www.parnanoronha.com.br/vendas/vendaonline.aspx) ou comprar diretamente em um dos dois quiosques na ilha. Um dos quiosques está localizada na Praça Flamboyant, bem próxima à Vila dos Remédios e a outra na ICMBio. Mesmo se você pagar a taxa pela internet terá que validá-la em um desses quiosques. Leve o comprovante e você receberá um cartão com validade de uma semana. Você pode entrar quantas vezes quiser nas duas praias durante esse período.

Bom, ingresso na mão, vamos para a diversão.




A praia do Sueste é perfeita para o mergulho e para encontrar tartarugas gigantes, diversos tipos de peixe e, se você tiver sorte como nós, até tubarões limão ou lixa.

Uma dica é chegar cedo. Quanto antes você chegar, menos gente estará mergulhando e maior a chance de apreciar a vida marítima. Para mergulhar no Sueste é necessário o uso do colete salva-vidas, mesmo que você seja um mergulhador experiente.

Como este não é o nosso caso, alugamos, além do colete, óculos, snorkel e pé de pato.

O passeio foi delicioso e vimos todos os animais que procurávamos. Além disso, o mar do Sueste é lindo e as águas límpidas facilitam o passeio. Adoramos.










Saindo do Sueste, vá para o Sancho. Essa é a minha praia favorita e eu passaria dias somente nessa praia.

Com a privatização da praia, algumas melhorias, como pontos de apoio com venda de bebida, comida e uma passarela de acesso.




Aliás, o acesso à Noronha não é dos mais fáceis. Veja pela foto a fresta entre duas rochas que você tem que descer para chegar na praia.

Depois dessa descida, são mais 155 degraus. Achou muito?

Espere para ver a praia que o aguarda. É ou não é a praia mais bonita do Brasil? Eu não tenho dúvidas!











domingo, 14 de junho de 2015

HOTEL EM BRASILIA – MELIA 21


Ps. Este post não é patrocinado
Foi um achado! Sempre gostei da rede Meliá, mas aproveitando os pontos que tinha no Meliá Rewards, programa de fidelidade do hotel Meliá, a minha estadia ficou quase de graça.
O Hotel Melia 21 de Brasília fica localizado no Setor Hoteleiro Sul, bem em frente à torre de TV (de um lado) e da churrascaria Fogo de Chão (do outro). Basta seguir em uma linha reta para chegar na Praça dos Três Poderes, facílimo!
O complexo é composto por algumas torres (acho que são três), diversos restaurantes, loja de conveniência e muitas outras coisas que facilitam bastante a estadia.



 
 
 

O hotel é muito bom. Ficamos em um quarto simples para três pessoas, dois adultos e uma criança e mesmo assim não nos arrependemos.

O quarto é de um tamanho razoável e logo na entrada tem uma sala com uma pequena tem uma pequena mesa (perfeita para quem precisa trabalhar), frigobar, tv e um sofá-cama, que meu filho dormiu.

 

 
O quarto não é grande mas é funcional. A cama é muito boa com uma tv e um closet razoável.



O banheiro tem um bom tamanho com amenidades simples, mas de boa qualidade.





 
O café da manhã do hotel é muito bom e diversificado! Boa variedade de frutas, pães, doces e omeletes feitas na hora, uma delícia. Além disso, o salão onde é servido o café da manhã é amplo e tal forma a dar privacidade aos hóspedes.
Tentamos comer em algum dos restaurantes do hotel, mas todos estavam em reforma, sendo assim, não conseguirei avalia-los, de qualquer forma, como tínhamos um Fogo de Chão em frente ao hotel, tenho que admitir que não fiquei tão triste em não poder experimentar os restaurantes do hotel.





Outro ponto negativo, o check out, saímos do hotel por volta das 9 da manhã, horário que tinha somente um atendente para fazer o check out. Perdemos mais de 40 minutos e muitos hospedes estavam nervosos pois a demora poderia fazê-los perder o voo.
Tirando isso, de uma maneira geral, o hotel é bom e recomendo!